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Circuito para maquetes de comboios

Circuitos de contacto reed
Contribuição de: Manfred Rueger, Oberfranken, Alemanha
Online desde: 31.07.2013, Número de visitas: 257230
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Circuitos para ferromodelismo

Numa maquete de ferromodelismo existem inúmeras tarefas de comutação que são acionadas automaticamente ou controladas pelo comboio. Para tal, os fabricantes de ferromodelismo oferecem os chamados trilhos de comutação, interruptores de trilho ou contactos de trilho. No entanto, estes são muito visíveis e prejudicam consideravelmente o aspeto geral da maquete. Além disso, são caros e pouco flexíveis na sua aplicação.

Utilização de contactos Reed

Uma solução muito mais prática é proporcionada pelos chamados "contactos Reed". Estes estão disponíveis em vários tamanhos e com diferentes "intensidades de corrente de comutação". Assim, podem ser utilizados em praticamente qualquer aplicação e para todas as escalas ou bitolas comuns de modelismo ferroviário. Estão disponíveis em fornecedores de eletrónica reconhecidos por apenas alguns cêntimos por unidade.

Disfarçar os contactos Reed

Uma grande vantagem dos contactos Reed é que, quando instalados, são praticamente invisíveis. Basta remover uma travessa no local desejado e inserir um contacto Reed no seu lugar. Naturalmente, antes disso, soldei os fios e fiz furos à direita e à esquerda da linha para passar os cabos de comutação. Se pintar o contacto Reed de castanho mate e balastrar um pouco a linha, após a intervenção quase não se nota nada.

Aparência dos contactos Reed

Nesta fotografia, coloquei um contacto Reed sobre o carril para demonstração. Duas travessas à frente, marquei um contacto Reed já instalado.

Ímanes nos veículos

Para acionar as comutações desejadas, é necessário que exista um pequeno íman de neodímio sob a locomotiva ou um dos vagões. Este ativa, durante a passagem do comboio, os contactos Reed incorporados. Eu fixo os ímanes com cola bicomponente, depois de lixar ligeiramente e desengordurar a superfície de colagem. Desta forma, os ímanes ficam perfeitamente fixos.

Ímanes utilizados

Dependendo do local onde o íman é instalado, pode ser necessário um ou outro tipo de exemplar. Se não houver espaço sob a locomotiva ou o vagão, também é possível colocar um íman mais forte no interior do veículo. No total, utilizei os seguintes ímanes:

Disfarçar os ímanes

Se pintar os ímanes de preto por baixo dos comboios, eles também ficam muito bem disfarçados.

Fiabilidade dos circuitos

Na minha instalação, inúmeros contactos Reed estão em funcionamento desde 1996 e desempenham a sua função sem falhas. Utilizo-os para controlar sinais, agulhas, sons, indicadores de ocupação, iluminação e muito mais.

Exemplo de circuito para barreira automática

Também este sistema de barreira é controlado de forma fiável por contactos Reed. Para garantir que a barreira se feche atempadamente, o primeiro contacto é instalado a uma distância suficiente antes da barreira. O segundo contacto, que reabre a barreira imediatamente após a passagem do comboio, está localizado diretamente sob o revestimento de madeira da passagem de nível.

O meu site

Mais informações e muitas imagens estão disponíveis no meu site mannis-n-bahn.de.

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