Circuito para maquetes de comboios
Circuitos de contacto reed
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Circuitos para ferromodelismo
Numa maquete de ferromodelismo existem inúmeras tarefas de comutação que são acionadas automaticamente ou controladas pelo comboio. Para tal, os fabricantes de ferromodelismo oferecem os chamados trilhos de comutação, interruptores de trilho ou contactos de trilho. No entanto, estes são muito visíveis e prejudicam consideravelmente o aspeto geral da maquete. Além disso, são caros e pouco flexíveis na sua aplicação.Utilização de contactos Reed
Uma solução muito mais prática é proporcionada pelos chamados "contactos Reed". Estes estão disponíveis em vários tamanhos e com diferentes "intensidades de corrente de comutação". Assim, podem ser utilizados em praticamente qualquer aplicação e para todas as escalas ou bitolas comuns de modelismo ferroviário. Estão disponíveis em fornecedores de eletrónica reconhecidos por apenas alguns cêntimos por unidade.Disfarçar os contactos Reed
Uma grande vantagem dos contactos Reed é que, quando instalados, são praticamente invisíveis. Basta remover uma travessa no local desejado e inserir um contacto Reed no seu lugar. Naturalmente, antes disso, soldei os fios e fiz furos à direita e à esquerda da linha para passar os cabos de comutação. Se pintar o contacto Reed de castanho mate e balastrar um pouco a linha, após a intervenção quase não se nota nada.Ímanes nos veículos
Para acionar as comutações desejadas, é necessário que exista um pequeno íman de neodímio sob a locomotiva ou um dos vagões. Este ativa, durante a passagem do comboio, os contactos Reed incorporados. Eu fixo os ímanes com cola bicomponente, depois de lixar ligeiramente e desengordurar a superfície de colagem. Desta forma, os ímanes ficam perfeitamente fixos.Ímanes utilizados
Dependendo do local onde o íman é instalado, pode ser necessário um ou outro tipo de exemplar. Se não houver espaço sob a locomotiva ou o vagão, também é possível colocar um íman mais forte no interior do veículo. No total, utilizei os seguintes ímanes:Exemplo de circuito para barreira automática
Também este sistema de barreira é controlado de forma fiável por contactos Reed. Para garantir que a barreira se feche atempadamente, o primeiro contacto é instalado a uma distância suficiente antes da barreira. O segundo contacto, que reabre a barreira imediatamente após a passagem do comboio, está localizado diretamente sob o revestimento de madeira da passagem de nível.O meu site
Mais informações e muitas imagens estão disponíveis no meu site mannis-n-bahn.de.
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